BEL. JOSÉ ROBERTO DE ALMEIDA GUIMARÃES

Formada por especialistas para garantir sua tranquilidade.

O 4º Tabelião de Notas de Ribeirão Preto mantém uma equipe de altíssimo nível para realizar todas as atividades com rapidez e eficiência, proporcionando aos clientes benefícios.

Emancipação


O que é?

Emancipação voluntária é o ato pelo qual os pais autorizam o adolescente, com idade entre 16 e 18 anos, a praticar todos os atos da vida civil, passando a responder por esses atos como se fosse maior de idade.

Como é feita?

A emancipação é feita por escritura pública, no cartório de notas. Trata-se de ato irrevogável que torna o menor plenamente capaz.

É obrigatório o comparecimento do pai, da mãe e do filho a ser emancipado, o qual necessariamente deve ser maior de 16 (dezesseis) anos.

Saiba quais são os documentos exigidos.

Do menor: certidão de nascimento, RG e CPF (se já possuir).
Dos pais: RG e CPF.

Na hipótese de um dos pais ser falecido deve ser apresentada a certidão de óbito. Se um deles estiver ausente ou em local incerto, a emancipação pode ser concedida pelo outro, sendo necessária a confirmação de duas testemunhas.

Efeitos

A escritura de emancipação somente gera efeitos em relação a terceiros depois de registrada no Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde residir o emancipado (artigo 89 da Lei 6.015/73 – Lei dos Registros Públicos).

Consulte valores no link Tabelas ou entre em contato com o Tabelião para mais informações.

Fonte: www.cnbsp.org.br

Desenvolvido por Rodmidia